A Capsulotomia YAG Laser é um procedimento oftalmológico que tem como finalidade tratar a opacificação da cápsula posterior após a cirurgia de catarata. O tratamento é indicado na consulta oftalmológica, realizado com uso de colírios anestésicos após a dilatação da pupila, indolor e proporciona grande melhora visual após execução.
Durante a cirurgia, a catarata é removida de dentro de um saco capsular. É nesse mesmo saco que a lente intraocular será implantada. Com o passar do tempo, esse saco pode tornar-se enrugado e com células, ocasionando assim uma visão borrada, distorcida e com halos ao redor das luzes.
A visão torna-se progressivamente embaçada após algum tempo da cirurgia de facoemulsificação. Em alguns pacientes, tal opacidade pode se tornar densa e causar uma diminuição importante da visão.
O procedimento é feito após a aplicação de colírios anestésicos e não necessita de internação. É utilizada uma lente especial em contato com a córnea em alguns casos para amplificar a imagem. É feito em ambiente de consultório médico, exceto em crianças ou adultos que não permitem o procedimento.
Neste procedimento são feitos disparos na cápsula posterior com o laser de YAG. A cápsula vai sendo aberta numa posição central até o eixo visual ficar livre da opacidade. Após a realização do procedimento utiliza-se colírios para reduzir a inflamação do olho. A recuperação ocorre em poucos dias.