Cirurgia de Pterígio

cirurgia de pterígio Joinville

Tratamento do Pterígio

O pterígio é o crescimento de uma membrana fibrovascular sobre a córnea, que invade a superfície do olho e avança em direção ao centro, podendo atingir a pupila. A cirurgia de Pterígio, consiste na retirada dessa membrana (popularmente conhecida como “pelinha” do olho).

 

A indicação do procedimento é realizada durante a consulta oftalmológica levando em consideração o tamanho e crescimento da lesão, sintomas e interferência na qualidade visual. Em casos iniciais, colírios lubrificante e anti-inflamatórios podem ser utilizados para anemizar os sintomas.

Como é feito a Cirurgia

A cirurgia de pterígio pode ser indicada para a melhora dos sintomas irritativos, por estética ou quando o pterígio está afetando a qualidade visual. A cirurgia é realizada em ambiente de centro cirúrgico, normalmente apenas com anestesia tópica e costuma ser muito bem tolerada. Geralmente, as cirurgias são rápidas, com duração em torno de 15-30  minutos.

 

A cirurgia consiste em retirar a “pele crescida” e a colocação de um enxerto conjuntival no local afetado. O enxerto é retirado do mesmo olho operado da porção inferior ou superior da conjuntiva, local naturalmente protegido pelas pálpebras.

 

A colocação do enxerto pode ser por meios de pontos de fio de nylon ou por cola biológica. Nós realizamos o procedimento com a cola biológica que tem a vantagem de deixar o procedimento mais rápido e sem a necessidade da retirada de pontos no pós-operatório.

 

A complicação mais comum da cirurgia de pterígio é o crescimento de uma nova lesão no mesmo local (recidiva). Outras complicações possíveis são: persistência do astigmatismo causado pela distorção da córnea, cicatriz corneana, mobilização do enxerto, afilamento da córnea e infecção. Todas as complicações são raras.

Como é o Pós Operatório

No pós-operatório é comum apresentar leve dor ocular e irritação principalmente nos 2-3 primeiros dias com melhora progressiva. Colírios com antibióticos e anti-inflamatórios são necessários para a cicatrização.

 

Normalmente, colocamos uma lente de contato gelatinosa terapêutica, que serve como um curativo e ameniza o desconforto. Essa lente será retirada após 1 semana e não deve ser manipulada pelo paciente.

 

O olho operado costuma ficar intensamente vermelho nos primeiros dias e ir progressivamente se tornando mais claro com o passar das semanas. Sol, calor excessivo, vento e poeira devem ser evitados assim como tomar banho de piscina ou mar.

Pterígio

Conheça mais sobre esta doença ocular