Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata Joinville

O que é Cirurgia de Catarata

Para entender o que é a cirurgia de catarata, vamos explicar o que é a doença. A catarata ocorre decorrente ao processo de envelhecimento do cristalino, lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente é clara e translúcida. Devido ao processo de oxidação, torna-se opaca, o que impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho. A visão assim, torna-se progressivamente embaçada.

Cristalino
Posteriormente a íris (parte colorida do olho), temos ao cristalino, umas das lentes oculares.

O diagnóstico da catarata é realizado durante a consulta Oftalmológica. A indicação da necessidade do procedimento depende das queixas do paciente, do grau da catarata e da acuidade visual atingida com óculos. Catarata iniciais e que não apresentam sintomas, podem ser acompanhadas. Quando indicada a retirada da catarata, exames complementares são realizados para avaliar outras possíveis alterações oculares e para o cálculo da lente intraocular a ser implantada.

 

O único tratamento da catarata é a cirurgia denominada de facoemulsificação. Não há colírios, medicamentos ou exercícios para o tratamento da catarata. Apesar de ser um procedimento seguro, a cirurgia requer cuidados especiais, tanto do paciente quanto da equipe médica, para garantir o sucesso do procedimento. Equipamentos modernos e cirurgião com experiência são fundamentais para um bom resultado e satisfação do paciente.

Como é feito a Cirurgia

A cirurgia de catarata, conhecida como Facoemulsificação, é realizada dentro de ambiente cirúrgico, com todas as precauções necessárias para a segurança e conforto do paciente. Uma visita pré-anestésica é realizada pelo médico anestesiologista para mensurar possíveis riscos em relação a sedação.

 

Antes do procedimento, colírios anestésicos, sedativos e, em alguns casos, anestesia local com bloqueio são utilizados para garantir que o paciente não sinta dor. Os olhos são operados em dias diferentes, geralmente com intervalo de 1 semana. No procedimento, duas pequenas incisões cirúrgicas (cortes de poucos milímetros) são realizadas na porção anterior do olho, a córnea.

 

Com o aparelho de Facoemulsificação, a catarata é fragmentada em múltiplos pedaços e aspirada. Antigamente, grandes cortes eram realizados e a catarata era removida inteira do olho com a necessidade de cerca de 6-10 pontos. A técnica atual com micro incisões traz mais segurança e melhor resultado pós cirúrgico.

 

Após a remoção de todos os fragmentos, a lente intraocular (LIO) é implantada dentro do saco capsular (onde estava a catarata). A lente entra dobrada por incisões pequenas e na grande maioria dos casos, não é necessário pontos. Existem diferentes tipos e modelos de lentes intraoculares.

caneta do facoemulsificador
A caneta do facoemulsificador à direita, que fragmenta e aspira a catarata.
aspiração de todos os fragmentos
Após a aspiração de todos os fragmentos, a lente intraocular é injetada dobrada e após reposicionada dentro do olho.

Como é o Pós Operatório

Após a cirurgia de catarata, o paciente retorna para casa no mesmo dia e é recomendado não realizar esforços físicos, não carregar peso, dormir de preferência do lado não operado, comer comidas leves e descansar. Além disso, outros cuidados devem ser tomados como:

 

  • não coçar ou esfregar os olhos;
  • não realizar esforço físico durante as duas primeiras semanas;
  • não dormir sobre o olho operado nos primeiros 7 -10 dias;
  • evitar ambientes quentes e poluídos;
  • utilizar os colírios indicados conforme a prescrição do médico;
  • comparecer a todos os retornos agendados;
  • reportar qualquer intercorrência ao médico.

Catarata

Conheça mais sobre esta doença ocular